Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

De olho nas coisas materiais

Em genesis 18:16 em diante, vemos que Deus decidiu acabar com as cidades de Sodoma e Gomorra e também contou a Abraão. Este, intercedeu pelos justos dessa cidade, e Deus disse: "por amor aos 10 não a destruirei"(Gn18:32).

De fato, não havia nem 1 justo naquela cidade, e o própro Ló, foi salvo por causa de Abraão, e não por que ele era justo: "quando Deus arrasou as cidades da planície, lembrou-se de Abraão e tirou Ló do meio da catástrofe que destruiu as cidades onde Ló vivia" (Gn 19:29).

A história é mais ou menos assim:

Apareceu dois homens de fora, e Ló incistiu com eles para que ficassem aquela noite na casa de dele, e assim foi. Mais tarde, depois da janta e antes de ir dormir, TODOS os homens da cidade apareceu na porta de Ló, EXIGINDO os visitantes, para que tivessem relações homosexuais com eles. Ló não podia permitir tal coisa acontecer com seus hospedes (imagino também que Ló não sabia que estava hospedando anjos em sua casa). Os homens da cidade bateram em Ló, e os hóspedes de Ló o colocaram pra dentro de casa e feriram os homens que estavam ali com cegueira, de modo que eles nao conseguiam não conseguiam encontrar a porta.

Uma observação, enquanto os homens estavam chingando Ló, um deles disse: "este homen chegou aqui como estrangeiro, e agora quer ser o juiz" (Gn 19:9). Pra quem já conhece a história, sabe, que um dos motivos que que Ló foi morar longe de Abraão, foi porque ambos eram ricos demais, e estava tendo briga entre os clãs. Vemos que alguém disse a Ló "agora quer ser o juiz", ser o juiz, implica em alta posição na sociedade, homem de respeito que decide as causas da quela cidade. Imagino que o "tom" usado na voz desse homem que falou com Ló, não foi algo amigável, mas talvez insinuando algo que realmente Ló gostaria de ser. Falo isso, porque quando os homens chegaram a cidade, Ló estava assentado no portão de entrada. Estar assentado no portão de entrada, era um costumes dos anciãos, eles, os anciãos, decidiam muitas coisas e aconselhavam as pessoas que vinha pedir ajuda quanto alguma questão. Então vemos que Ló, SE colocou naquela posição de Juiz e conselheiro, e as pessoas daquela cidade não gostaram disso, e estavam "engasgados" com Ló por causa disso.

Mas por consideração a Abraão, Deus resolveu salvar Ló, família e agregados (genros). Porém os genros não acreditaram em Ló, e ele desanimou de fugir. Talvez por não ter o apoio dos genros, mas PRINCIPALMENTE porque era muita coisa que ele tinha que deixar pra tras, só poderia sair com a roupa do corpo e alguns alimentos na sacola. Então Ló parou de se preparar para fugir...

"tendo ele hesitado, os homens o agarraram pela mão, como também a mulher e as duas filhas, e os tiraram dali a força e os deixara mfora da cidade, porque o Senhor teve misericórdia deles." (Gn 19:16)

Ló não queria sair de sodoma, não queria deixar todos os bens, rebanho, fazenda, comercio, funcionarios, escravos, sair dali e começar uma vida DO ZERO, ele não queria. Os anjos ainda sugeriram que ele fosse para a montanha (onde Abraão estava, onde DEUS estava),mas Ló não quis. Preferiu ficar com seus bens e perecer... se não fosse o anjo pegando na mão dele e tirando-o de Sodoma/Gomorra, com certeza que ele pereceria...

"assim que os tiraram da cidade, um deles disse a Ló: 'Fuja por amor a vida! Não olhe para trás e não pare em lugar nenhum da planície, Fuja para as montanhas ou você será morto." (Gn 19:17).

Aqui eu vejo um CLAMOR por parte do anjo.. "pelo amor a vida", não por seus bens materiais, ou amigos que ficaram pra tras, por NADA. MAS PELO AMOR A VIDA, amor a sua vida, FUJA AGORA! Ló realmente não quis ir para a montanha, teve medo. Do contrário, foi para Zoar, uma cidade pequena. E somente quando Ló chegou salvo a Zoar, Deus fez chover do céu, fogo e enxofre e destruiu toda cidade.TUDO de planta a humano pereceu. Eles estavam a salvo. TODOS, inclusive a mulher de Ló. Mas vejo que ela não resistiu, e olhou pra trás! Olhou para os bens que ficaram, olhou para as joias que deixou, os vestidos que queimou. Seu coração estava lá, por isso ela virou estátua de sal. Não porque foi curiosa ... mas porque o coração dela preferiu os bens materiais do que a vida. Ló fugiu com suas duas filhas. Ficou com medo de ficar na cidade. Claro! Até eu ficaria.. sua mulher virou uma estátua, Ló chega "fugido" da cidade vizinha, sem bens materiais, sem dinheiro, sem nada, e no mesmo instante que ele chega em Zoar as cidades vizinhas pegam foto INTEIRAMENTE... por isso ele fugiu, por vergonha, por medo. E resolveu ir para a montanha. Se instalou na caverna.. teve medo de voltar pra Abraão e pedir ajuda.

Aqui conseguimos identificar várias falhas no caráter de Ló, mas o que quero frizar, foi que ele preferiu os bens materiais do que a propria vida. Isso não significa que não podemos viver com qualidade de vida, ou que devemos ser "pobres" de dinheiro. Mas que o que Deus sempre vai ver, será a motivação do nosso coração. Deus quer que as pessoas amem a vida , e o autor dela, e não apenas os benefícios que a vida pode trazer. O homem nasce, cresce, reproduz e morre. E o que determina como vamos estar depois da morte é a forma como levamos nossa vida aqui na terra. Se vivemos presos a coisas ou se vivemos presos ao autor da vida. Oro para que tenhamos um coração desprendido das coisas desse mundo, oro para que toda cobiça seja retirada da nossa vida, toda ostentação dos olhos. Em nome de Jesus. Amém

Nenhum comentário:

Quem Vejo

Blogger news