Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de setembro de 2009

corpo


Deus é incrível.. é maravilhoso saber que a bíblia é viva, e que toda vez que eu a ler, vai ter coisas novas pra eu me deliciar...

Essa semana estou meditando no livro de Efésios... e como é sensacional aquele livro... uma profundidade no ensino e uma simplicidade na prática! (requer decisão e esforço para mudança!)

Mas ontem o versículo que me chamou a atenção foi:

"O Amor de Cristo excede todo conhecimento" (3:19)

Eu fiquei pensando ... pensando... caramba! É inexplicável como é o amor de Deus, ou o amor de Cristo por nós. João 3:16 diz que: "Deus amou o mundo de tal maneira que entregou seu filho unigênito para todo aquele que nele crer, não pereça mas tenha a vida eterna", leio, mas parece que não é tão profundo.. claro que é profundo, e é profundo DEmais esse versículo, mas parece que não requer muito esforço pra imaginar ou pensar sobre ele... sei lá, é assim comigo.... mas quando eu li que "o amor de Cristo excede todo conhecimento" eu viajeeeii! Ambos versículos dizem a mesma coisa, mas o primeiro me fez para e pensar: "Porque?", porque esse AMOR vai além de qualquer entendimento ou conhecimento? Porque é tão complexo pra entender? E enquanto escrevo, me vem a mente: "É porque não amo sacrificialmente"; não morro por ninguém, se alguém me enche o saco, eu simplesmente ignoro, exerço o amor quando ME DA VONTADE, ou se é conveniente pra mim. (ê egoísmo ferrado!).

Paulo orou: "Oro para que, com as Suas gloriosas riquezas[Deus], Ele os fortaleça no íntimo do Seu ser com poder, por meio do seu Espírito, para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que estando arraigados e alicerçados em seu amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento para que voces sejam cheios de toda a plenitude de Deus" (3:16-19)

Lendo isso, entendo algumas maneiras PRÁTICAS para entender esse AMOR.

  1. Pela Fé
  2. Relacionando com Deus, crescendo espiritualmente (compreendemos a medida que aprofundamos nossa intimidade com Deus)
  3. Junto com a irmandade, relacionando e exercendo o amor (é contado como amor quando eu preciso exercer!)

E mais uma coisa que observei no fim do versículo o conhecimento desse amor, é para que eu, nós sejamos CHEIOS de TODA PLENITUDE de Deus...

Meditando hoje, Paulo disse: "Vivam de maneira digna da vocação que receberam" (4:2) Eu fiz algumas anotações a respeito do que tem me atrapalhado a viver de "maneira digna essa vocação".. tenho varias coisas pra começar a mudar hoje! E o legal é que eu escrevi antes de terminar de ler o vr.2: "Sejam completamente humildes e dóceis e sejam pacientes suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz" (4:2,3)

Ainda no cap.4 Paulo diz sobre um só corpo, Espírito, Deus e esperança (vida eterna). Nos versículos (4:4-6) ele está falando sobre unidade, não há distinção entre os seguidores de Cristo. Deus encherga UM CORPO de Cristo e ponto. Da mesma forma como ele é o Deus, nele há o Espírito. No que diz respeito há pessoas servas de cristo, onde estão servindo ou o que está sendo estabelecido ele vê o objetivo, que é fazer crescer o reino D'Ele. Mas algo extraordinário é que apartir do versículo 7 ele começa a falar dos DONS espírituais, que e consedido a cada um diferente.

ISSO FAZ PARTE DA MULTIFORME E SABEDORIA DE DEUS!

Pessoas com o mesmo proposito (fazê-lo conhecido), porém com uma DIVERSIDADE de dons! "Designou alguns para apóstolos[emissários], outros para profetas [que direciona o povo], outros para evangelistas [proclamadores da menssagem de Deus], outros para pastores [que cuidam do rebanho] e mestres [que ensina]. O propósito dos dons, é para servir os santos (todos ao nosso redor) e também para que não sejamos como crianças que não sabe para onde vai, ou que e guiado por outros, correndo o risco de ser guiados para lugares errados. Funcionando como corpo, excercendo cada um a sua função, vamos nos aperfeiçoar nele!

Quando penso sobre "corpo de cristo", sempre me vem a mente os membros a vista, tipo braço, pé, dedos, pernas, pescoço etc; mas nunca pensei que o corpo também é composto por MICROcéluas, musculos, sangue, ossos, cartilagens, os órgãos, etc. Tenho uma mania de pensar nas coisas "visíveis", mas sem os componentes invisíveis, é impossível dos visíveis funcionarem...

Oro para que tenhamos uma disposição em amar. Exercitar o nosso dom. E viver nossa parte do corpo. Seja ela qual for! Até mesmo uma unha!

Nenhum comentário:

Quem Vejo

Blogger news

Categories