Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Dia das mães 2020

Definitivamente estamos num ano atípico né!?
Aniversários em quarentena.. feriados em quarentena... e dia das mães em quarentena!
O que é isso!?
COVID-19 tomou o seu lugar, e nos colocou em isolamento social.. quem não acha as vezes que está prestes a pirar?! Que mãe aí que não da uns gritos? Toma uma taça (ou várias) de vinho e dorme pra esquecer?! (risos)
Des de 2015 passo o dia das mães sem a minha mãe.  E por dois anos estive completamente só, com minhas lembranças, minha saudade..
Em 2017 Maria Alice chegou e me deu um novo motivo e significado para celebrar essa data tão especial que é o dia das mães!
Ainda não estou liberta dos sentimentos e emoções que me deixam pra baixo nesta data (não sei se algum dia estarei), mas desde 2017 percebi que o ciclo de sentimentos e emoções se repetem neste período.
Geralmente o final de semana TODO, passo bem reflexiva, triste, meio deprê sabe.. começa na sexta.. vai pro sábado.. e domingo quando amanhece, é o pior momento de todos, a saudade, a nostalgia, me invade, e eu demoro um pouco, até conseguir me livrar desses sentimentos.. e no decorrer do dia parece que gradativamente vou melhorando.
Quero relatar dois acontecimentos especiais neste dia das mães em Maio de 2020.
Pouco antes de começar a quarentena em Belo Horizonte, levei minhas filhas e meu sobrinho pra assistir o filme “Dois irmãos, uma jornada fantástica”, da Disney.
Se você já viu o filme, pode ir para o próximo parágrafo.
Se você não viu o filme, vou tentar dar um resumo sem dar muito spoilers!! – Dois irmãos, conta a estória de dois personagens, que perderam o pai quando bem novinhos, o irmão mais velho tinha algumas memórias, porem era muito novo, já o mais novo ainda estava na barriga de sua mãe quando o pai faleceu. O filme se passa em meio a uma sociedade como a de hoje, em níveis de tecnológicos, porem os personagens são criaturas místicas, os irmãos por exemplo, são elfos, e tem um cachorrinho dragão, no mundo do filme há fadas, unicórnios, mandrágoras, etc! Porem esses seres não usam mais a magia para viver, apoiados na tecnologia, deixaram para trás seus costumes antigos. No aniversário do mais novo (16 anos), a mãe entrega aos filhos um presente que o pai havia feito e pedido para ela entregar a eles quando ambos tivessem 16 anos. Quando eles abrem o presente, contem um cajado que o pai havia feito, junto com uma pedra “gema fenix”, uma carta com uma receita de magia para trazer o pai de volta por 24 horas. Então basicamente a saga é a aventura dos irmãos para trazer o pai e passar 24h com o pai, para matar saudade, fazer perguntas, ver ele.. abraçar.. enfim.. 
Domingo, dia das mães, acordei bem pra baixo como de costume, desanimada, chorosa.. Maria Alice acorda num pique.. num gás que eu não tenho escolha a não ser sair da minha zona de conforto né! Fiz café da manha pra gente, vimos desenhos e depois fomos tomar banho para visitar minha avó materna.
Ainda angustiada com saudades da minha mãe, vez ou outra escondendo uma lágrima (mães não gostam de chorar na frente dos filhos!). Inevitavelmente Maria Alice me vê chorando e pergunta:
“Mamãe, que é isso?”, eu meio sem graça respondo:
“São lágrimas de saudades filha, tô com saudades da minha mãe.”
Ela passa a mãozinha no meu rosto e fala pra mim:
“Então eu vou fazer uma magia!”
Me emocionei e chorei mesmo, perguntei pra ela:
“Você vai fazer uma magia pra minha mamãe passar o dia comigo filha?”
Ela me responde “Éh!”.
Guardei no meu coração essa memória, para SEMPRE vou lembrar disso! Ganhei meu dia!
Tem gente que achou “errado” ela querer “fazer uma magia pra avó dela voltar”. E talvez você discorde de mim, mas ela tem apenas 3 anos, não entende dessas coisas, e em seu coração, puro, ela quer me ver feliz e acredita que se eu passar um dia com a minha mãe, não vou chorar de saudades.
O coração da minha filha é tão bom, tão lindo. Ela é especial pra mim.
Só esse momento com ela, meu dia melhorou 50%! Rsrs
Fomos almoçar na casa da minha avó, e eu levei um jogo (tinha comprado no dia anterior) – PULA MACACO – já viu esse jogo? A gente tem que jogar o macaco em cima da arvore, dando um peteleco nele. Comprei pra jogar com Maria Alice em casa, durante essa quarentena..  enfim, depois do almoço fomos jogar, minha avó, Maria Alice, minha tia e eu. Maria Alice sem muita paciência.. mas pra minha surpresa, minha avó AMOU o jogo,  a simplicidade dela jogando, a felicidade, a alegria! AAh, ganhei meu dia! Tive que deixar o jogo pra ela (ela disse que o jogo ia fazer os dias passarem mais depressa!).
No decorrer da semana minha tia tem me enviado fotos e vídeos da minha avó jogando e chamando elas para jogar, achei tão lindo!

A vida nos surpreende né!? Coisas simples, que deixam marcas.
Sou apaixonada com minha filha, amo minha avó e morro de saudades da minha mãe.

Feliz dia das mães 2020.

Um comentário:

Shai Lima disse...

Amiga, lindo demais vc poder perceber as pequenas (in)significâncias da vida. Poder se deparar com uma filha que mostra empatia pela sua dor e que de alguma forma se propõe a ajudar do jeitinho dela. E uma avó que nos faz lembrar que as coisas estão na simplicidade. Beijo grande pra vc!! ❤️

Quem Vejo

Blogger news

Categories